Às 10h30 de domingo (26), a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou sobre a formação do primeiro tufão do ano, às 9h.
O nomeado Ewiniar pela Micronésia, significa Deus das Tempestades”, está sobre as Filipinas e tem 1.002hPa, com diâmetro de 110 quilômetros e a velocidade máxima do vento é de 25 metros por segundo.
O ciclone tropical sobre o Pacífico tinha a previsão de se transformar em tufão na noite de sexta-feira (24), mas levou mais tempo. Nessa ocasião, a previsão era de se transformar em um de categoria forte, o que mudou.
Pela primeira vez em 4 anos o primeiro tufão se forma em maio, já quase no fim do mês. É o sétimo mais tardio da história ou desde 1951 quando começaram as estatísticas da AMJ.
É possível que na quarta-feira (29), o tufão Ewiniar se aproxime da Ilha Daito (Okinawa).
A trajetória subsequente ainda é incerta, mas existe o risco de que a frente Baiu (causadora da estação chuvosa), que está estacionária no sul do Japão, se torne mais ativa.
Por isso, esse primeiro tufão do ano merece atenção pois poderá causar chuvas no arquipélago principal, mesmo estando distante.
Fontes: AMJ, Yahoo! e Tenki