O governo japonês está considerando aumentar a definição de idoso em 5 anos, de 65 para 70, à luz de expectativa de vida em crescimento.
Atualmente, a definição de idoso começa aos 65, mas aumentá-la para 70 não deixou muitas pessoas contentes.
Uma na faixa dos 40 anos disse, “Acho isso revoltante. Por quanto tempo teremos que trabalhar? E pode ser que aumentem eventualmente para os 75”.
“Basicamente, isso significa adiar pagamento de aposentadoria e diminuir o valor. Acho que isso vai acontecer simultaneamente. Não acho isso conveniente”, comentou uma outra pessoa na faixa dos 70.
Por outro lado, algumas pessoas não veem problemas com a mudança.
“Acho bom, 70 é uma idade razoável. Se você está saudável pode ir até os 70”, comentou uma pessoa na faixa dos 50 anos.
A discussão foi disseminada em uma reunião do Conselho de Política Econômica e Fiscal realizada pelo governo no dia 23 de maio.
Durante a reunião, membros do setor privado apontaram que a definição de idoso deveria ser estendida em 5 anos para endereçar atividade vitalícia e a taxa de natalidade em declínio.
Yoshitaka Shindo, ministro de Revitalização Econômica, declarou: “Como enfrentamos um declínio populacional, é crucial criar um ambiente onde as pessoas possam continuar ativas por todas as suas vidas e aumentar o número de tais indivíduos”.
O primeiro-ministro Fumio Kishida também enfatizou durante a reunião: “Devemos alcançar uma sociedade com alto bem-estar, onde todos possam participar ativamente”.
Fonte: News on Japan, FNN