O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) informou que irá realizar pela primeira vez uma pesquisa para compreender até que ponto os residentes estrangeiros pagam o seguro saúde – shakai hoken ou kokumin kenko hoken – e pensão (aposentadoria, invalidez e outros).
Os cidadãos estrangeiros com registro de residência no Japão são obrigados a contribuir para o seguro saúde e pensão (nenkin), tal qual o povo japonês, mas como os dados colhidos não são separados por nacionalidade, por isso o MHLW não pode compreender a situação atual.
Por esta razão, o MHLW irá realizar essa pesquisa ainda durante este ano fiscal para verificar as contribuições e os benefícios recebidos.
O número de residentes estrangeiros no Japão chegou a 3,4 milhões de pessoas em dezembro do ano passado e poderá aumentar ainda mais. O ministério quer verificar até que ponto estão recolhendo para o shakai hoken (seguro social que todo trabalhador deve estar inscrito) e nenkin.
Depois de obter os resultados pretende melhorar a comunicação para explicar como funcionam esses sistemas no Japão, em diversos idiomas, através dos serviços de consulta e panfletos.
Fonte: NHK