Seis pessoas contraíram um parasita conhecido como “verme cerebral” após consumirem carne de urso-negro mal cozida durante uma reunião de família em 2022, disse o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA em um novo relatório.
Em maio de 2022, um grupo de 9 membros da família se encontrou em Dakota do Sul e compartilharam kebabs (espetinhos) feitos com carne de um urso-negro e vegetais.
No início daquele mês, um dos membros da família havia armazenado a carne em Saskatchewan, no Canadá.
Sob orientação de um fornecedor, o membro da família congelou a carne por 45 dias para matar parasitas. A família então descongelou a carne e a grelhou com os vegetais, de acordo com o CDC.
Entretanto, a carne foi servida mal cozida acidentalmente. Meses depois, pessoas da família foram encaminhadas ao hospital com sintomas consistentes com a de infecção parasitária triquinose.
Após autoridades da saúde terem reportado a infecção, o CDC investigou. Agora, a agência da saúde está fazendo um alerta às pessoas para cozinharem carnes que consumirem a uma temperatura igual ou acima de 74ºC.
Alguns estados, como Minesota, exigem que provedoras de cuidados da saúde reportem casos de triquinose ao Departamento de Saúde.
A triquinose é uma doença parasitária relativamente rara que se desenvolve tipicamente a partir do consumo de carne mal passada ou mal cozida de animais selvagens. Parasitas, conhecidos como nematódeos, infectam partes do corpo e se reproduzem, causando doenças.
Assim que um humano contrai o parasita, ele pode viajar pelo corpo através da corrente sanguínea e então se ocultar no tecido muscular, de acordo com a Clínica Mayo. Em casos graves, o cérebro, coração e pulmões podem ser afetados, disse o Departamento de Saúde de Minesota.
Cerca de 90% dos casos nos EUA vêm de ursos.
Algumas das pessoas precisaram de tratamento específico contra triquinose, mas outras se recuperaram sem intervenção.
Fonte: The Independent