Por volta das 6h31 de segunda-feira (3), ocorreu um terremoto com epicentro na região Noto, na província de Ishikawa, com intensidade sísmica máxima 5 forte, nas cidade de Wajima e de Suzu.
Parece ser uma réplica do terremoto da Península de Noto no dia de Ano Novo, e segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), é a primeira vez desde 6 de janeiro que ocorreu um terremoto com intensidade sísmica 5 forte. Fez um alerta para a população local de que poderá ocorrer mais tremores com a mesma intensidade sísmica, ou superior, por isso, todo cuidado é pouco no período de uma semana.
Uma pessoa ferida e danos materiais
No fim do dia, o governo da província de Ishikawa informou que uma mulher de 60 anos da cidade de Tsubata, foi surpreendida pelo alerta precoce do terremoto e caiu, sofrendo ferimentos graves, incluindo fratura na perna direita.
Na cidade de Wajima, 5 casas que foram classificadas como “totalmente destruídas” no terremoto do primeiro dia do ano, desabaram de vez com esse abalo sísmico. Na cidade de Noto, partes do teto de dois edifícios, incluindo a sucursal de Uchiura da prefeitura, caíram.
Alerta precoce pela previsão de terremoto de magnitude 7,4
De acordo com a AMJ, a profundidade no epicentro foi de 14 km, e a magnitude (M), que indica a escala do terremoto, foi de 6,0 (estimada). Embora algumas mudanças no nível do mar tenham sido observadas, não houve danos causados pelo tsunami.
Devido a esse terremoto, a AMJ emitiu um alerta precoce de terremoto para uma ampla gama de áreas, incluindo as regiões de Tohoku, Kanto, Tokai e Kinki, pois os relatórios preliminares estimaram a magnitude do terremoto em 7,4, com estimativa de intensidade 6 a 7 prevista na região de Noto, na província de Ishikawa, e de 4 nos 23 distritos de Tóquio. No entanto, a magnitude real foi de 6,0 e, em muitos locais, o tremor foi de menor escala do que o previsto.
Ao parecer, isso se deve a vários terremotos ocorridos no mesmo local em um curto período de apenas alguns segundos. Nenhuma anormalidade foi confirmada com o equipamento de observação e a AMJ planeja investigar a causa.
Fontes: Yomiuri e NHK