Terremoto de segunda-feira seria muito mais forte por isso o alerta antecipado

O terremoto de intensidade sísmica máxima 5 forte causou danos e feriu uma pessoa.

A equipe da NHK fotografou o sobrado do helicóptero, na cidade de Wajima, na segunda-feira, que desabou com o terremoto

Por volta das 6h31 de segunda-feira (3), ocorreu um terremoto com epicentro na região Noto, na província de Ishikawa, com intensidade sísmica máxima 5 forte, nas cidade de Wajima e de Suzu.

Publicidade

Parece ser uma réplica do terremoto da Península de Noto no dia de Ano Novo, e segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), é a primeira vez desde 6 de janeiro que ocorreu um terremoto com intensidade sísmica 5 forte. Fez um alerta para a população local de que poderá ocorrer mais tremores com a mesma intensidade sísmica, ou superior, por isso, todo cuidado é pouco no período de uma semana.

O X em vermelho mostra o epicentro e logo ao lado, à esq. as cidades com tremor de intensidade sísmica 5 forte (NHK)

Uma pessoa ferida e danos materiais

No fim do dia, o governo da província de Ishikawa informou que uma mulher de 60 anos da cidade de Tsubata, foi surpreendida pelo alerta precoce do terremoto e caiu, sofrendo ferimentos graves, incluindo fratura na perna direita.

Na cidade de Wajima, 5 casas que foram classificadas como “totalmente destruídas” no terremoto do primeiro dia do ano, desabaram de vez com esse abalo sísmico. Na cidade de Noto, partes do teto de dois edifícios, incluindo a sucursal de Uchiura da prefeitura, caíram.

Alerta precoce pela previsão de terremoto de magnitude 7,4

De acordo com a AMJ, a profundidade no epicentro foi de 14 km, e a magnitude (M), que indica a escala do terremoto, foi de 6,0 (estimada). Embora algumas mudanças no nível do mar tenham sido observadas, não houve danos causados ​​pelo tsunami.

Devido a esse terremoto, a AMJ emitiu um alerta precoce de terremoto para uma ampla gama de áreas, incluindo as regiões de Tohoku, Kanto, Tokai e Kinki, pois os relatórios preliminares estimaram a magnitude do terremoto em 7,4, com estimativa de intensidade 6 a 7 prevista na região de Noto, na província de Ishikawa, e de 4 nos 23 distritos de Tóquio. No entanto, a magnitude real foi de 6,0 e, em muitos locais, o tremor foi de menor escala do que o previsto.

Ao parecer, isso se deve a vários terremotos ocorridos no mesmo local em um curto período de apenas alguns segundos. Nenhuma anormalidade foi confirmada com o equipamento de observação e a AMJ planeja investigar a causa.

Fontes: Yomiuri e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota e outras 4 montadoras: fraude nos testes de desempenho

Publicado em 4 de junho de 2024, em Economia

Por conta da inspeção in loco nas 5 montadoras, uma parte dos veículos que elas produzem estão com expedição suspensa.

Logos das 5 montadoras (NHK)

Depois dos escândalos de fraudes na designação de modelos da Daihatsu e Toyota Industries, o Ministério das Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) havia solicitado investigações internas às montadoras e outras empresas relacionadas, no período dos últimos 10 anos.  

Publicidade

Cinco delas – Toyota Motor, Honda, Mazda, Suzuki e Yamaha Motor – informaram irregularidades. Ou seja, foram descobertas fraudes em modelos fabricados por elas, tanto no passado quanto na atualidade.

Até que as normas de segurança sejam confirmadas o MLIT instruiu as montadoras a suspender a expedição dos modelos:  

  • Yaris Cross, Corolla Axio, Corolla Fielder da Toyota Motor, ainda em produção. Mas, além disso, no passado, os modelos Crown, Isis, Sienta e Lexus RX que já não são mais produzidos tiveram irregularidades 
  • Roadster e Mazda 2 da Mazda
  • YZF-R1 (moto) da Yamaha

 A partir de terça-feira (4) o MLIT pretende enviar uma equipe de investigação na Toyota Motor e nas demais 4 para inspeção in loco, a fim de confirmar se houve fraude e no caso de resposta positiva afirmou que tomará medidas rigorosas com base na Lei de Veículos de Transporte Rodoviário.

Toyota Motor

3 modelos da Toyota com expedição suspensa (NHK)

No caso da Toyota o problema foi descoberto no airbag desses modelos. Por conta disso, Akio Toyoda, presidente do conselho, apresentou pedidos de desculpas aos clientes e fãs dos automóveis. “Essa circunstância está relacionada à certificação. Este problema aconteceu por não ter passado por um processo de certificação correto antes da produção e vendas”, lamentou.

Honda

Nos 22 modelos de veículos que a Honda vendeu no passado, houve desvios das condições de teste e dados que diferiram das medições reais registrados nos relatórios de testes de ruído exigidos para aplicação de designação de modelo. Alguns dos modelos são o Inspire, Fit, CR-Z, Accord e outros, fabricados entre 2007 a 2020.

O presidente da Honda, Toshihiro Mibe, admitiu que a fraude estava “claramente declarada no manual e devo dizer que foi um problema organizacional”.

Mazda, Suzuki e Yamaha

2 modelos da Mazda com expedição suspensa (NHK)

A Mazda reescreveu o software de controle para testes de potência do motor em 5 modelos de carros. A Yamaha conduziu testes de ruído em três modelos sob condições inadequadas. A Suzuki fez uma declaração falsa no relatório de teste de freio de um modelo de 2014, o Alto.

Outros presidentes, tanto da Mazda, Suzuki como da Yamaha, também apresentaram pedidos de desculpas em coletiva de imprensa.

Moto da Yamaha com expedição suspensa (NHK)

Fontes: Kuruma News, JNN, Yomiuri, Tokai TV/FNN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão