Enquanto companhias aéreas se recuperam de suspensões de serviços no mundo em decorrência da pandemia de coronavírus, há vários custos que provavelmente farão os preços de passagens aéreas aumentarem ainda mais, de acordo com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), que realizou sua reunião anual em Dubai, os Emirados Árabes Unidos.
Uma pressão global sobre a indústria de aviação para descarbonização deixou mais aéreas disputando pela pequena quantidade do chamado combustível de aviação sustentável (SAF) disponível no mercado, elevando os preços.
Os custos normais de combustíveis de aviões, cerca de um terço de todos gastos de companhias aéreas, ainda continuam altos, assim como a inflação mundial, um problema em curso desde o início da pandemia.
O diretor-geral da IATA, Willie Walsh, disse: “As companhias aéreas continuarão a fazer tudo que podem para manter os custos sob controle o tanto quanto possível para o benefício dos consumidores.
“Mas acredito que é irrealista esperar que companhias aéreas possam continuar a absorver todos os custos. Não é algo que gostamos de fazer, mas é algo que temos que fazer”.
A pressão crescente na indústria é um resquício de pandemia na produção de aeronaves também, disse a IATA.
Agora, aéreas mantêm aviões antigos que queimam mais combustível viajando distâncias mais longas.
Elas também não têm aeronaves novas suficientes para expandir rotas e aumentar o fornecimento para baixar os preços em geral.
Fonte: Daily Mail