Em relação ao projeto de lei (PL) com emendas à Lei de Controle de Imigração e Refugiados atualmente em deliberação na Dieta, que inclui uma cláusula que permite a revogação do visto permanente dos estrangeiros residentes, por motivos de inadimplência fiscal e outros, um grupo se manifestou em frente ao edifício da Câmara dos Conselheiros, em Nagata-cho, Tóquio, na quinta-feira (6), com faixas, cartazes e vozes de protesto.
O grupo é formado pelos integrantes da União dos Residentes Coreanos no Japão (在日本大韓民国民団) ou também chamada de Mindan, a qual fez uma manifestação pedindo que a disposição seja removida.
“Reconhecemos que esse é um caso grave que ameaça as vidas e os direitos humanos dos residentes permanentes e solicitamos veementemente que a cláusula seja removida”, protestaram os participantes.
“Só pelo fato de não portar o Zairyu Card o visto de residente permanente poderá ser revogado”, apontou o presidente da Mindan, 田興培, que reside no Japão há 27 anos. “Somos humanos, por isso cometemos erros. Com esse PL teremos que viver com preocupação”, emendou.
Esse grupo é um dos 2 maiores que reúne os residentes coreanos no Japão.
Entre os grupos estrangeiros, o de chineses da província de Kanagawa, incluindo os da Chinatown de Yokohama, também emitiram declarações contra essa cláusula do PL.
Fonte: Tokyo Shimbun