A Kioxia Holdings, líder mundial na indústria de semicondutores e memórias flash, anunciou, na segunda-feira (17), que chegou a um acordo para estender o prazo de reembolso de aproximadamente 540 bilhões de ienes em empréstimos feitos em um grupo de instituições bancárias, incluindo 3 megabancos.
Segundo a empresa, esse valor deveria ser reembolsado ainda no mês de junho, mas não conseguiria fazê-lo. Também foi estabelecida uma linha de crédito adicional de 210 bilhões de ienes.
Espera-se que os recursos sejam utilizados para estabilizar a base empresarial, bem como para investimento de capital, à medida que a inteligência artificial (IA) se torna mais difundida e a procura por aumento de memória para os centros de dados e outras aplicações aumenta.
Devido à recessão na indústria de semicondutores e memórias flash que ela fabrica, os resultados financeiros da Kioxia para o ano fiscal de 2023 (de abril do ano passado a março deste ano) ficaram no vermelho, com um lucro líquido de 243,7 bilhões de ienes. Isso ocorreu pelo segundo ano consecutivo.
Porém, recentemente, os preços de venda subiram e as expedições aumentaram, por isso a indústria espera que recuperação na demanda.
Fontes: ANN e NHK