Do outro lado do mundo não faltam eventos para comemorar os 116 anos da Imigração Japonesa no Brasil, em 18 de junho.
Na manhã da terça-feira, a Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene em homenagem a essa data marcante. “A confiança da sociedade brasileira conquistada pelos nipo-brasileiros ao longo dos anos é uma importante base para as relações bilaterais de ambos os países”, apontou o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, em seu discurso no plenário.
Começando com a primeira imigração em massa de 781 pessoas, sendo 325 da província de Okinawa, para o Brasil; aproximadamente 260 mil japoneses se instalaram em solo verde amarelo no início da década de 1990. É o lar da maior comunidade nikkei fora do Japão, com aproximadamente 2,7 milhões de pessoas.
Como quase 50% da primeira imigração em massa foi dos cidadãos de Okinawa, foi realizada uma comemoração na província.
Do lado brasileiro, as cidades com grande percentual de residentes nikkeis, dos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e outros, prepararam uma série de eventos, especialmente os de gastronomia.
Em Brasília, a iluminação em branco e vermelho do Museu Nacional e da Biblioteca Nacional, além da Torre de TV e da Arena BRB Mané Garrincha, dão o tom da homenagem. Os primeiros podem ser apreciados até sábado (22), enquanto os dois últimos até domingo (23).
Para rememorar, que tal assistir ao vídeo com a música composta por Joe Hirata a fim de homenagear os 110 anos da Imigração? Já tem mais de 1 milhão de visualizações.
Fontes: QAB, Hokkoku, Diplomacia Business e Agência Brasil