Pior taxa de câmbio desde 1986: ¥160,39 por dólar

No mercado cambial se vê forte movimentação para a venda de ienes, por isso, tanto o dólar quanto o euro estão fortalecidos.

Painel no mercado de Nova Iorque, antes do encerramento (JNN)

No mercado cambial de Nova Iorque, Estados Unidos, na quarta-feira (26), a taxa de câmbio chegou a 160,39 ienes por dólar americano, a pior desde dezembro de 1986, portanto em 38 anos.

Publicidade

A moeda japonesa também se depreciou em relação ao euro e, a certa altura, chegou ao nível muito baixo de 171 ienes em relação ao euro, o pior desde que a foi introduzido por 20 estados-membros da União Europeia, em 1999.

Existe uma especulação generalizada de que a diferença nas taxas de juro entre o Japão e os Estados Unidos, que é um fator de desvalorização do iene, não diminuirá tão cedo, e tem havido uma intensificação da venda de ienes e da compra de dólares em uma tentativa de investir fundos a taxas de juros mais altas.

Por volta das 22h de quarta-feira, o ministro das Finanças, Masato Kanda, disse que “tomaremos as medidas necessárias contra movimentos excessivos”.

“Estamos seriamente preocupados com a recente e rápida desvalorização do iene e monitorizamos de perto as tendências do mercado com um elevado grau de cautela”, acrescentou.

“Há uma percepção generalizada entre os investidores de que as declarações do Ministro das Finanças carecem de força e os especuladores estão vendendo o iene. Há uma forte crença de que mesmo que o governo e o Banco do Japão intervenham no mercado, o efeito será apenas temporário”, disse um analista de mercado para a NHK.

~Atualização~ No mercado cambial de Tóquio, na quinta-feira (27), a moeda japonesa continuou no mesmo patamar de depreciação, chegando a 160,68 ienes por dólar americano.

“Vamos analisar o contexto dos movimentos com um elevado grau de tensão e tomar as medidas necessárias”, disse o ministro das Finanças do Japão, por volta das 10h30.

“Monitoraremos de perto as tendências indesejáveis ​​nas flutuações excessivas e responderemos adequadamente”, disse o secretário-chefe de gabinete Yoshimasa Hayashi.

Fontes: JNN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pesquisadores no Japão criam robô com ‘pele de verdade’

Publicado em 26 de junho de 2024, em Sociedade

O dispositivo ajudará a esclarecer o processo de formação de rugas e reduzir testes em animais no desenvolvimento de cosméticos e medicamentos.

Na maioria dos robôs humanoides convencionais borracha de silicone é usada como pele (ilustrativa/banco de imagens)

Um robô facial com “pele de verdade” feito a partir de células humanas foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tóquio e outras instituições.

Publicidade

Aparentemente, o dispositivo ajudará a esclarecer o processo de formação de rugas e reduzir testes em animais no desenvolvimento de cosméticos e medicamentos.

Os pesquisadores conseguiram até desenvolver uma estrutura única que imita a maneira que o movimento do músculo é transmitido para a pele, permitindo que o robô sorria.

Na maioria dos robôs humanoides convencionais borracha de silicone é usada como pele.

Para desenvolver o robô facial mais similar a um humano, a equipe cultivou células de pele humana e criaram pele facial de aproximadamente 2mm de espessura e 25mm em diâmetro, consistindo de uma camada dérmica e uma epidérmica.

Anteriormente, a equipe também desenvolveu um robô em formato de dedo coberto com pele similar.

Shoji Takeuchi, professor de engenharia mecânica na Universidade de Tóquio, disse, “No futuro gostaríamos de integrar a pele com funções como nervos e vasos sanguíneos com um robô que se move usando músculos feitos a partir de células de músculos para torná-lo mais similar a um humano”.

O documento foi publicado no jornal científico Cell Reports Physical Science nesta quarta-feira (26).

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão