Uma nova cepa mais letal de mpox (antigamente chamada de varíola dos macacos) que é transmitida mais facilmente entre as pessoas está matando crianças e causando abortos na República Democrática do Congo (RDC) e já pode ter se espalhado para países vizinhos, alertaram pesquisadores.
Todos os países devem estar preparados para “essa nova cepa antes que ela se espalhe para outros lugares, antes que seja muito tarde”, disse John Claude Udahemuka, pesquisador na Universidade de Ruanda que estuda sobre o surto, à AFP.
Um surto global da nova cepa de mpox em 2022 se espalhou para mais de 110 países, em sua maioria afetando gays e homens bissexuais. Essa era a cepa Clade II.
Contudo, houve surtos regulares da cepa Clade I – que é 10 vezes mais letal – na África desde que foi detectada pela primeira vez na RDC em 1970.
Enquanto o surto global tenha sido amplamente transmitido sexualmente, pessoas na África normalmente contraem a Clade I de animais infectados, como quando consomem carnes de animais silvestres.
Entretanto, “era óbvio que algo estava diferente” sobre um surto de mpox detectado entre profissionais do sexo na área de mineração remota da cidade congolesa de Kamituga em setembro de 2023, disse Udahemuka em uma coletiva de imprensa online.
Ao contrário de surtos anteriores no país na África central, o vírus estava sendo transmitido através de sexo entre heterossexuais.
Testes revelaram que se tratava de uma variante mutante da cepa original chamada Clade lb.
Essa é “sem dúvida a cepa mais perigosa até agora”, disse Udahemuka.
Mais de mil casos da Clade lb foram reportados na província de Quivu do Sul desde então, disse Leandre Murhula Masirika, que liderou a pesquisa local sobre o surto.
Há mais de 20 novos casos toda semana só em Kamituga, e o número está aumentando, alertou.
Cinco por cento dos adultos e 10% das crianças que são infectados com essa cepa morrem, disseram pesquisadores.
Ela causa “erupções cutâneas horríveis no corpo” ao contrário da Clade II, que causava lesões normalmente mais limitadas às áreas genitais, disse o professor Trudie Lang, pesquisador de uade global na Universidade de Oxford.
A Clade lb também vem se espalhando através de contato não sexual entre pessoas – incluindo entre membros da família ou crianças que brincam juntas na escola – marcando um grande desafio em comparação a surtos anteriores, disseram pesquisadores.
A cepa também tem causado muitos abortos e pesquisadores estão estudando seu efeito a longo prazo na fertilidade.
Essas diferenças significativas em relação a cepas anteriores da mpox são “incrivelmente preocupantes”, disse Lang.
Fonte: Straits Times