Quando chega o verão, muitas pessoas costumam programar um dia de lazer na beira do rio, mas isso deve ser feita de forma segura, para não ser envolvido em acidente.
Um dos rios mais procurados para lazer no verão, na província de Gifu (NHK)
Em junho, ocorreram dois acidentes em que estrangeiros que nadavam em dois rios que passam na cidade de Mino (Gifu) se afogaram e morreram.
Publicidade
Como há muitos estrangeiros que não entendem o idioma japonês, o governo da província de Gifu preparou um folheto e um leque (uchiwa), em vários idiomas, chamando a atenção sobre os perigos dos rios.
Folheto e uchiwa em japonês e um idioma estrangeiro (NHK)
Embora seja refrescante passar um dia na beira do rio, fazendo churrasco e nadando, as águas são imprevisíveis, pois a correnteza pode ficar rápida repentinamente, e a profundidade pode chegar a mais de 4 metros.
Em um domingo, 16 de junho, um paquistanês e um libanês foram encontrados a cerca de 5 metros de profundidade em 2 rios distintos, Itadori e Nagara, na província de Gifu. Ambos os casos terminaram em morte.
Segundo a polícia, dos 57 acidentes nos rios ocorridos na província, no ano passado, 5 eram vítimas estrangeiras e duas pessoas morreram afogadas.
Embora tenha placas advertindo ao perigo, os acidentes aconteceram nesses locais. Por isso, o governo pede que as pessoas que entram no rio para nadar sempre vistam o colete salva-vidas. Afinal, cada um deve preservar a sua vida. O governo de Gifu tem uma página web explicativa com tudo bem detalhado, em japonês, mas nada que um Google Tradutor não ajude.
Então, que tal comprar boias para as crianças e coletes salva-vidas para toda a família? Assim, o churrasco ou o piquenique na beira do rio fica mais seguro.
Outro rio em Gifu bastante procurado, com placa de pedidos em japonês e em português (NHK)
Fontes: Mainichi e NHK