Vários carros de luxo foram roubados de estacionamentos pagos perto do Aeroporto de Narita (Chiba) em uma onda que visa usuários que deixam as chaves nas mãos das operadoras desses locais.
Um total de 9 carros, incluindo 5 veículos Lexus e da Mercedes-Benz, foi roubado de um estacionamento pago na cidade de Narita entre 00h20 e 5h35 de 26 de junho, de acordo com a polícia local.
Acredita-se que as chaves foram roubadas de um escritório de gestão adjacente onde uma janela havia sido quebrada durante o roubo.
Cerca de ¥200 mil em dinheiro também foram roubados, de acordo com funcionários do estacionamento.
Muitos outros carros, incluindo um Prius e um Alphard, foram roubados na noite de 10 de junho de um outro estacionamento localizado a pouco metros de distância. A polícia está investigando qualquer possível conexão entre os incidentes.
Clientes que usam os estacionamentos deixam seus carros com as operadoras antes da partida.
Quando os clientes retornam ao Japão, algumas operadoras levam os carros até o aeroporto para entregá-los.
As operadoras ficam com as chaves porque elas geralmente movimentam os carros para fazer uso eficiente de espaço dentro do estacionamento.
Um principal fator que pode estar contribuindo para os roubos é que os sistemas de segurança dos carros não são ativados se as chaves, que ficam armazenadas no escritório, são usadas para destravar as portas ou ligar os veículos.
Um funcionário de 40 anos de um estacionamento nas proximidades disse que a empresa onde ele trabalha bloqueia a entrada com vários carros à noite para impedir que veículos sejam levados.
“É difícil evitar roubos completamente. Podemos apenas tomar medidas físicas para tornar o processo mais trabalhoso”, disse ele.
Fonte: Yomiuri