O McDonald’s cortou o horário de serviço de café da manhã em 1 hora e meia, disse a companhia, após uma escassez de ovos causada por surtos de influenza aviária que levaram ao abate de cerca de 1,5 milhão de galinhas.
“Assim como muitas varejistas, estamos gerenciando cuidadosamente o fornecimento de ovos devido aos atuais desafios da indústria”, disse o McDonald’s no Facebook, acrescentando que a partir de terça-feira (2) encerraria o serviço de café da manhã às 10h30 ao invés do horário normal ao meio-dia.
A Austrália está enfrentando surtos de várias cepas de influenza aviária de alta patogenicidade que afetaram 11 granjas, a maioria fazendas de ovos, no sudeste desde maio.
Nenhuma das cepas é a da variante H5N1 que se espalha através de aves e populações de mamíferos mundiais, infectando bilhões de animais e um pequeno número de humanos.
Menos de 10% das galinhas poedeiras da Austrália foram afetadas e autoridades dizem que estão conseguindo conter o vírus com sucesso, mas várias varejistas estabeleceram limites sobre o número de ovos que os clientes podem comprar.
A gripe aviária se espalha para animais de fazenda de aves selvagens. As infecções de 2024 são o 10º surto na Austrália desde 1976, cada um contido e erradicado, disse o governo.
Fonte: Channel News Asia