Ela é considerada entre as mais belas do mundo para visitar e parece que Viena, na Áustria, também pode ser um lugar inigualável para viver.
Viena foi coroada a melhor cidade no mundo para viver mais uma vez na lista anual do Economist Intelligence Unit (EIU), divulgada em 25 de junho.
A EIU, uma organização irmã do The Economist, classificou 173 cidades em todo o globo em vários fatores significantes, incluindo cuidados com a saúde, cultura e meio ambiente, estabilidade, infraestrutura e educação.
Viena ficou no topo pelo 3º ano consecutivo, recebendo pontuações “perfeitas” em 4 de 5 categorias – a cidade teve notas mais baixas para cultura e meio ambiente, devido a uma aparente falta de eventos esportivos significantes.
Bem atrás da capital austríaca, Copenhague na Dinamarca ficou na segunda posição, enquanto Zurique na Suíça subiu do 6º para o 3º lugar na lista.
Melbourne na Austrália caiu do 3º para o 4º lugar, enquanto a cidade canadense de Calgary ficou em 5º junto com Genebra na Suíça.
Vancouver no Canadá e Sydney na Austrália ficaram juntas em 7º, e Osaka no Japão e Auckland na Nova Zelândia em 9º.
Enquanto a Europa Ocidental tenha tido um bom desempenho, com 30 cidades pontuando uma média de 92 de um total de 100, a região viu um declínio geral em notas por estabilidade, que foi atribuída a “ocasiões crescentes de protestos perturbadores” e crimes.
Veja as cidades top da lista Global Liveability Index 2024:
- Viena, Áustria
- Copenhague, Dinamarca
- Zurique, Suíça
- Melbourne, Austrália
- Calgary, Canadá
- Genebra, Suíça
- Sydney, Austrália
- Vancouver, Canadá
- Osaka, Japão
- Auckland, Nova Zelândia
Fonte: EIU, CNN