A cidade chinesa de Suzhou, perto de Xangai, homenageou Hu Youping com um certificado de “exemplo virtuoso e corajoso” na terça-feira (2) após ela ter morrido quando salvava uma mãe japonesa e seu filho em um ataque com faca na semana passada, divulgou a mídia do país.
Principais autoridades da cidade na província de Jiangsu, lar para muitos japoneses e instalações de produção, elogiaram seu heroísmo em uma cerimônia.
Hu, que trabalhava como assistente em um ônibus escolar japonês, foi esfaqueada várias vezes enquanto tentava conter o agressor chinês, o qual também feriu a mãe e filho.
De acordo com o site online da Phoenix TV de Hong Kong, Hu,de 54 anos, residente de Suzhou, era conhecida como uma pessoa boa e cuidadosa dedicada à família.
Mães japonesas que moram ao longo da rota do ônibus escolar levaram flores até o ponto onde o ataque ocorreu. A escola japonesa também organizou uma cerimônia, de acordo com a reportagem.
Enquanto muitos elogiaram Hu pelas suas ações, alguns publicaram mensagens de assédio na mídia social, rotulando-a como “traidora” por tentar salvar os japoneses e enaltecendo o agressor pelos seu patriotismo, de acordo com o site Global Times, um tabloide afiliado ao Partido Comunista.
Várias plataformas na internet, incluindo as operadoras da Weibo, o equivalente ao X na China, e o Douyin, a versão chinesa do TikTok, começaram a controlar “comentários de ressentimento extremo que incitam o nacionalismo e propagação de ódio contra o Japão”, de acordo com a reportagem.
Fonte: Japan Today