A polícia de Tóquio está intensificando seus esforços contra uma série de golpes em que pessoas de má índole afirmam falsamente que cédulas antigas de iene se tornarão obsoletas devido à emissão de novas, que ocorre pela primeira vez em 20 anos.
Quatro casos do tipo já foram relatados na capital até a segunda-feira (1º).
“Esse é um golpe que se aproveita das mudanças do sistema monetário. Por favor, tenham cuidado”, alertou um alto funcionário do Departamento de Polícia Metropolitana.
Desde março, 4 indivíduos na faixa dos 80 e 90 anos foram enganados em um total combinado de aproximadamente ¥15 milhões (US$92,8 mil), de acordo com informações da polícia.
Tipicamente, o golpe começa com uma ligação por telefone de alguém fingindo ser um funcionário do governo local, informando à vítima sobre um reembolso de despesa médica. A conversa então muda para as novas cédulas de iene.
Eventualmente, um homem que afirma ser um funcionário do banco assume a ligação, pedindo detalhes bancários e garantindo que as cédulas antigas em breve se tornarão obsoletas, pedindo à vítima que as troque por novas.
O golpista então vai à casa da vítima para coletar o dinheiro e desaparece.
“Funcionários do banco nunca irão a sua casa para trocar dinheiro”, frisou um alto funcionário da polícia. “Esses tipos de histórias são golpes”.
“Notas antigas continuarão válidas mesmo após a introdução das novas. Por favor, tenham cuidado com falsas afirmações de que as antigas se tornarão inutilizáveis”, enfatizou o Banco Central do Japão.
Toshiya Matsuda, diretor representante da Rede de Prevenção de Fraudes, alerta sobre golpes com cartões de débito envolvendo falsas afirmações de mudanças na lei bancária junto com a emissão de novas cédulas de iene exigindo novos cartões.
Esses tipos de esquemas também aumentaram quando o Japão mudou da era Heisei para a Reiwa.
Fonte: Japan Times