Na quarta-feira (3) a ANN apresentou um vídeo enviado por um telespectador, o qual registrou a presença de uma foca na praia da cidade de Minamisanriku (Miyagi), do lado do Oceano Pacífico.
“Quando me aproximei acho que ficou com medo. Bateu suas nadadeiras”, relatou o telespectador que gravou em 30 de junho. “Sinceramente, fiquei realmente surpreso. Eu só tinha visto em aquários, então nunca esperei vê-la na praia“, exclamou.
Ele avisou a polícia e quando o policial se aproximou, a foca que estava na areia da praia correu para a água e desapareceu.
Pescador grava grupo de orcas
No outro lado, Mar do Japão, a 8 quilômetros da cidade e ilha de Sado (Niigata), um pescador profissional estava pescando robalo vermelho (rockfish), quando avistou um grupo de orcas, na manhã de 28 de junho.
Pelas suas contas havia mais de 20 orcas fazendo saltos no mar, incluindo umas pequenas que pareciam ser bebês, relatou.
“No começo, estava rindo e pensando ‘são orcas’. Mas, logo comecei a pensar que era perigoso e resolvi voltar”, contou. Disse que teve a impressão que queriam proteger os bebês.
O especialista Atsushi Yamada, do Marine Pier Nihonkai, disse que “as orcas vivem nas águas de todo o mundo e, devem ter entrado por acaso no Mar do Japão. Trabalho no aquário há cerca de 30 anos, mas raramente ouvi falar de orcas no Mar do Japão”.
Veja o vídeo do noticiário que mostra o vídeo do pescador.
Fontes: ANN e NTV