O calor insuportável de quinta-feira (4) foi a causa da insolação em 280 pessoas da região Kanto, sendo que 78 são de Tóquio.
Mas, em outras regiões também o número de pessoas com suspeita de insolação foram transportadas de emergência, pois 15 províncias estavam sob alerta de vigilância à insolação.
Esse alerta é emitido pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), já nas primeiras horas da manhã, com a finalidade de prevenção à insolação.
Na sexta-feira (5) as províncias sob esse alerta são: Chiba, Shizuoka, Aichi, Mie, Quioto, Wakayama, Tokushima, Kochi, Nagasaki, Kagoshima e na área Yaeyama (Okinawa), que são as ilhas Ishigaki, Iriomote e outras.
Porém, nas províncias das regiões Kanto, Hokuriku a Kyushu, os termômetros devem marcar temperaturas máximas superiores a 31 graus Celsius, por isso requer cuidado da mesma forma.
Embora grande parte do país esteja ainda no período chuvoso, mais parece que se antecipou a chegada do pico de verão.
Hidratar-se bem e buscar locais refrigerados, dormir bem e se alimentar adequadamente fazem parte dos cuidados essenciais contra a insolação.
Fontes: WBGT, JNN e FNN