Em resposta à crescente aceitação de trabalhadores estrangeiros, a Polícia da Província de Fukui iniciou em julho as operações que permitirão aos alunos de outros países realizar exame escrito para carteira de motorista, em 20 idiomas diferentes.
Na província de Fukui, a prova escrita para a carteira de motorista Classe 1, exigida para dirigir carro comum, até o momento só está disponível em três idiomas estrangeiros: inglês, chinês e português.
No entanto, à medida que a escassez de motoristas piora em todo o país, e à luz da decisão do governo de adicionar a indústria do transporte automóvel à categoria de visto de habilidades específicas, que aceita trabalhadores estrangeiros, em áreas com escassez de mão-de-obra, a sede da polícia de Fukui ampliará os idiomas das provas para os estrangeiros, como de tailandês, birmanês e outros.
Além disso, o mesmo número de línguas estrangeiras estará disponível para a carteira de motorista Classe 2, necessária para dirigir ônibus e táxis.
O exame em língua estrangeira é igual ao em japonês, nos centros de carteira de motorista nos centros de Sakai; de Reinan; de Tannan, na cidade de Echizen, e de Okuetsu, na cidade de Ono.
Fonte: NHK