As baterias não genuínas acabam sendo atrativas pelo preço relativamente baixo, mas existe sério risco de incêndio. O Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação (NITE) informou que ocorreram 235 incêndios causados por baterias não originais nos últimos 10 anos até 2023.
A foto mostrada pelo NITE é de uma bateria não original usada em bicicleta eletricamente assistida. Enquanto recebia carga, houve uma explosão inicial com fogo e depois, aparentemente, parou. Mas logo em seguida ocorreu uma nova explosão com chamas e bastante fumaça.
Segundo o NITE, tem havido um aumento acentuado de ocorrências causadas por essas baterias não genuínas, principalmente em ferramentas elétricas usadas para DIY (acrônimo de do it yourself que significa faça você mesmo), desde 2019, quando as pessoas começaram a produzir coisas artesanais em casa, como móveis, soldagens, decoração, etc.
Outro eletrodoméstico causador da explosão da bateria é o aspirador de pó recarregável.
Dentre os incêndios, houve alguns que destruíram todo o edifício.
O NITE recomenda que sempre que for comprar um eletrodoméstico ou fazer a reposição da bateria, não olhe só o preço, mas principalmente a questão da segurança.
Assista ao vídeo da explosão da bateria não original da bicicleta.
Esse outro vídeo é da explosão de um outro tipo de bateria, igualmente não original.
Fonte: Nagoya TV