A Honda Motor diz que está planejando cortar sua capacidade de produção na Tailândia em mais de 50%.
A decisão ocorre porque a competição feroz com rivais chinesas força montadoras japonesas a ajustarem suas estratégias.
A Honda tem duas plantas de montagem na Tailândia e diz que a fábrica de Prachinburi continuará a produzir carros após o próximo ano.
Entretanto, a companhia japonesa diz que a fábrica em Ayutthaya suspenderá a montagem de veículos até o fim de 2025, e então produzirá apenas componentes.
A medida reduzirá a capacidade de produção da Honda na Tailândia de 270 mil para 120 mil veículos por ano.
Executivos da Honda dizem que não preveem uma recuperação nas vendas.
A Honda começou a produzir automóveis na Tailândia em 1992. Sua produção anual atingiu o pico em 2013 com mais de 270 mil veículos. Até o ano passado, esse número caiu para cerca de 140 mil.
Carros de marcas japonesas contam por aproximadamente 80% das vendas de automóveis na Tailândia, contudo, companhias chinesas, incluindo a fabricante de veículos elétricos chinesa BYD, estão se tornando uma presença cada vez maior no país e devorando a participação de mercado de fabricantes japonesas.
Dentre outras montadoras japonesas, a Suzuki Motor decidiu fechar uma fábrica de automóveis subsidiária na Tailândia até o fim de 2025.
A Subaru também planeja suspender a produção no país, que tem sido um centro de produção no Sudeste Asiático para montadoras japonesas.
Fonte: NHK