A frente baiyu (da estação chuvosa) está cobrindo uma ampla área do país. Desde quarta-feira (10) as chuvas torrenciais vêm causando danos, com aumento de riscos na quinta-feira (11), especialmente nas regiões Kyushu e Chugoku.
Mas a chuva se estende até a região Tokai, com raios, por isso, é preciso ficar atento aos alertas emitidos pelas autoridades locais. Está prevista chuva a nível de emissão de alertas, entre Tohoku a Kyushu na quinta-feira.
Não se pode subestimar uma advertência ou alerta quando há riscos de enchentes, inundações, deslizamentos e outros desastres. Além disso, é preciso continuar se hidratando para evitar insolação por causa do calor úmido.
Alerta de nível 4 em cidades de Shimane
Na noite anterior, quarta-feira, foi emitido alerta de nível 4 (evacuação pelos riscos) para as cidades de Izumo, Unnan e Yasugi, todas da província de Shimane, com alvo de mais de 60 mil pessoas para buscarem abrigo em local seguro.
Uma rodovia colapsou por causa das fortes chuvas, no local turístico, em Taisha, cidade de Izumo, deixando parte da população desse local ilhada. Um táxi passava pelo local quando ocorreu esse colapso, mas o motorista conseguiu escapar ileso.
Segundo a prefeitura, uma extensão de aproximadamente 50 metros de estrada, incluindo o guard rail, desabou em direção ao mar.
Nas províncias de Yamaguchi e Hiroshima, várias cidades também tiveram alerta de nível 4 por causa dos riscos de enchentes, inundações e deslizamentos.
Durante a estação chuvosa e quando da passagem de um tufão é preciso ficar atento aos avisos e alertas das autoridades. Uma forma de verificar sobre os riscos é acessar o site da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), chamado Kikikuru.
Assista ao vídeo gravado pela câmera automotiva. O taxista ligou pedindo socorro e resolveu sair do carro por segurança. Logo em seguida a rodovia colapsou.
Fontes: Weather Yahoo!, FNN, Asahi, ANN, JNN e AMJ