Joe Biden usou acidentalmente na quinta-feira (11) o nome do líder russo Vladimir Putin ao introduzir o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na cúpula da Otan, uma gafe que ocorre em um momento vulnerável em sua campanha.
O erro provavelmente aumentará o volume sobre pedidos para ele desistir da corrida após seu desempenho desastroso em debate ter levantando dúvidas sobre sua saúde mental.
“Agora quero passar para o presidente da Ucrânia que tem tanta coragem como determinação. Senhoras e senhores, presidente Putin”, disse Biden.
Houve até suspiros audíveis de pessoas no salão, que incluíam diplomatas e líderes mundiais. Alguns falaram, “Zelensky”! para corrigir Biden.
Biden então voltou ao microfone e se corrigiu, dizendo, “Vamos derrotar o presidente Putin. Presidente Zelensky. Estava focado em derrotar Putin”.
O erro ocorreu no fim de um discurso enérgico por Biden em frente a líderes mundiais em Washington que era destinado a descrever o poder de expandir a aliança da Otan sob sua liderança, divulgar novo suporte militar para a Ucrânia dos EUA e alianças da Otan, e introduzir Zelensky, que falou em seguida.
Fonte: Time