Por volta das 12h40 de domingo (14), escaladores encontraram um homem desmaiado na trilha perto da 8.ª estação da saída de Subashiri no Monte Fuji e chamaram o Corpo de Bombeiros, de uma cabana próxima.
Segundo a polícia, o homem estava inconsciente e médicos de um posto de socorro próximo correram para o local, mas logo confirmaram a morte.
O homem aparenta ter idade na faixa dos 60 anos e parece que foi à escalada sozinho, por isso a polícia está investigando as circunstâncias do acidente e confirmando sua identidade.
Este é o quarto escalador a morrer no lado do Monte Fuji, na província de Shizuoka, desde que foi feita a abertura da temporada em 10 de julho. Isso representa o dobro do número de pessoas que morreram durante a escalada, na temporada do verão do ano passado.
Além disso, pedidos de resgate foram feitos um após o outro desde sábado (13). Entre esses, uma mulher de 52 anos passou mal de manhã, não conseguia se mover quando estava perto de uma cabana na montanha na 6.ª estação de Fujinomiya.
As condições climáticas do Monte Fuji têm mudado rapidamente nesses dias, por isso a polícia alerta às pessoas para não persistirem na escalada.
Diferença entre alpinismo e escalada
As duas atividades são desafiadoras, sendo que a escalada pode ser em ambiente interno ou externo. Os escaladores costumam usar basicamente as mesmas técnicas e equipamentos para garantir a segurança, mas há algumas diferenças nessas práticas.
Uma delas é a altitude, pois os alpinistas sobem montanhas com mais de 10 mil pés (mais de 3 mil metros de altura). Outra é o ambiente, muito mais severo para os alpinistas, diferente dos escaladores, que podem se deparar com o frio nas alturas, mas não com tanto rigor como para os alpinistas, pois a altitude para eles é muito superior e a expedição pode levar semanas, como no caso do Monte Everest.
Outro fator é que os escaladores, como no caso do Monte Fuji que tem 3.776 metros de altura, é que eles partem para a escalada já em vantagem, a 1.487,7 metros, na estação 5 da trilha Yoshida, por exemplo. Portanto, o percurso para chegar ao topo é de cerca de 14 a 15 quilômetros. Ainda assim, exige preparo físico pois passa de um ambiente de calor para muito frio.
Fontes: FNN e NHK