A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) quer aumentar e expandir seus exercícios conjuntos com o Japão em áreas que variam da marítima ao ciberespaço, a fim de lidar com cada vez mais desafios de segurança interligados da Europa e Ásia, disse o chefe da aliança transatlântica na sexta-feira (12).
“A parceria com o Japão se torna cada vez mais importante”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em uma entrevista.
Falando em Washington um dia após concluir uma cúpula de 3 dias que marca o 75º aniversário da Otan, Stoltenberg disse que a participação do primeiro-ministro japonês Fumio Kishida nas discussões anuais de alto nível da aliança pelo 3º ano seguido reflete a cooperação profunda entre ambos os lados.
“Realizamos alguns exercícios de pequena escala, mas gostaríamos de expandir e fazer mais junto com o Japão”, como nos domínios de mar e ar, disse Stoltenberg.
Durante uma reunião em 11 de julho, Kishida e Stoltenberg concordaram que o Japão e a Otan conduzirão um exercício conjunto em águas na região Euro-Atlântica até o fim deste ano, de acordo com uma autoridade japonesa.
Sobre a ideia de abrir um escritório em Tóquio, uma medida buscada por alguns membros da aliança como parte dos esforços para promover engajamento Indo-Pacífico, Stoltenberg disse: “Continuo acreditando que isso será uma coisa boa”.
Fonte: Japan Today