A Agência Nacional de Polícia (ANP) instruiu departamentos de polícia provinciais no domingo (14) a reforçarem a segurança para políticos durante discursos e outros eventos, após a tentativa de assassinato do ex-presidente dos EUA , Donald Trump.
Especificamente, departamentos de polícia das 47 províncias foram solicitados a melhorarem a segurança em áreas de eventos, incluindo locais além de onde o público se reúne.
Um homem abriu fogo contra Trump em um comício de uma campanha de eleição presidencial na Pensilvânia no sábado (13).
Tiros foram disparados da cobertura de um prédio fora do local do evento, de acordo com o Departamento Federal de Investigação dos EUA e a mídia local.
Trump sofreu ferimentos, mas não corre risco de morte.
A ANP também instruiu os departamentos da polícia provincial a garantirem o uso de dispositivos de proteção e equipamentos como barreiras à prova de balas para proteger políticos de ataques pela retaguarda.
Em julho de 2022, o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe foi morto com um tiro por trás enquanto fazia um discurso de campanha na cidade de Nara (província homônima).
Em abril de 2023, um explosivo foi jogado contra o primeiro-ministro Fumio Kishida em um porto pesqueiro na cidade de Wakayama (província homônima) durante uma campanha eleitoral. Ele não sofreu ferimentos.
Fonte: Japan Times