O ministro da Economia do Japão alertou que o país precisa se manter vigilante para evitar escassez de energia elétrica neste verão devido a sua dependência em plantas antigas de energia que têm risco maior de cortes repentinos.
“Não podemos descartar apertos temporários em energia à frente”, disse Ken Saito durante uma coletiva de imprensa regular em 12 de julho. “A situação é tal que precisamos nos manter em alerta”.
Tóquio garantiu combustível suficiente para lidar com aumentos esperados na demanda com a subida das temperaturas neste verão, disse Saito, reiterando que não havia necessidade de solicitar às companhias e residências que economizassem energia.
Contudo, ele pediu que as pessoas não desperdicem energia elétrica e que desliguem as luzes em cômodos vazios.
Instalações de energia termal que foram temporariamente desativadas para manutenção no início deste ano devem entrar em operação até o fim deste mês, enquanto falhas em equipamentos em outras instalações devem ser corrigidas antes do que o anteriormente planejado, disse o ministro.
Separadamente, Saito disse que o governo e representantes de companhias discutirão medidas concretas na terça-feira (16) para lidar com a crescente escassez de combustível para aeronaves com o aumento de voos de chegada.
Medidas incluirão maneiras de monitorar melhor a demanda e garantir fornecimento de combustível, disse ele.
Fonte: Japan Times