Na terça-feira (16), as condições atmosféricas são típicas da estação chuvosa, de Kyushu a Kanto e também em Hokuriku.
É provável que chova localmente, com intensidade forte a muito forte. O solo ficou solto em alguns locais devido às fortes chuvas até agora, por isso é preciso ficar atento aos deslizamentos mesmo com pouca chuva.
Desde a noite anterior, a chuva tem aumentado em áreas como as regiões de Kinki e Tokai, em alguns locais, bem forte. Na cidade de Iwata (Shizuoka), a precipitação foi de 77 mm e 56,5 mm na cidade de Kakegawa. No Aeroporto Internacional de Kansai (KIX), foi de 51,5 mm em uma hora.
Na cidade de Iwata e no KIX, foram as precipitações mais intensas já registradas no mês de julho.
A partir das 5h de terça-feira, foram feitos anúncios de alertas de deslizamento nas cidades de Kakegawa e Fukuroi. A recomendação é não subestimar um alerta como esse.
É provável que haja alguns lugares na região Tokai onde cairá chuva extremamente forte de mais de 50 mm por hora durante a noite. Além do risco de deslizamento, é preciso tomar cuidado para quem mora em áreas que costumam inundar, mas também com queda de raios e rajadas de vento.
Mesmo que a chuva pare em Hokuriku, ela se espalhará novamente à tarde. Se as nuvens de chuva se desenvolverem ou ficarem mais estagnadas do que o esperado, existe a possibilidade de chuva forte em nível de alerta.
De Kyushu às regiões Tokai e Hokuriku, as temperaturas deverão subir para cerca de 30 graus Celsius em muitos lugares, como Nagoia, Osaka e Kanazawa. Já em Tóquio e Sendai a temperatura máxima deverá ficar em torno dos 25ºC.
Porém, devido à alta umidade, quem mora em Nagoia ou Osaka poderá sentir que o clima está abafado.
Fonte: Tenki