O conselho da Domino’s Pizza Enterprises aguardou até após o fechamento do mercado na quarta-feira (17) para anunciar o fim das operações de lojas em 2 de seus maiores mercados, Japão e França, o qual anulará quase que inteiramente o efeito líquido de planejado crescimento de estabelecimentos ao longo do ano fiscal de 2025.
Mais de 1 ano após a saída anunciada de seu negócio dinamarquês deficitário, junto com uma reestruturação para reduzir sua rede corporativa de lojas através do fechamento ou franchising de 70 locais, o grupo com sede em Brisbane, na Austrália, revelou que até 110 lojas no Japão e na França podem ser fechadas.
A maior parte das mudanças está planejada para o mercado japonês, onde do período pré-covid ao ano fiscal de 2023 a marca abriu 403 lojas, uma rápida expansão que levou a uma maior ponderação de estabelecimentos imaturos em mercados mal penetrados.
Uma desaceleração nas vendas em meio a um comportamento em mudança do consumidor pós-covid significou que os negócios japoneses haviam reduzido fundos para propagandas para fazer aparecer a marca e iniciativas da Domino’s.
“Esses fechamentos serão parcialmente compensados com a abertura de mais 20 lojas em locais com maior potencial”, esclareceu a Domino’s.
A outra grande reorganização será na França, onde o grupo planeja fechar de 20 a 30 lojas, embora isso seja compensado pela abertura de 10 estabelecimentos.
Enquanto isso, a Domino’s cita um desempenho positivo em andamento da Austrália, Nova Zelândia, Alemanha e Singapura, e uma melhoria recente de performance na Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Fonte: Business News Australia