Médicos na Índia realizaram com sucesso uma rara cirurgia de remoção de cauda humana em um bebê de 3 meses do estado de Telangana, no sul da Índia.
A cirurgia, executada em janeiro e revisada por médicos no Hospital AIIMS Bibinagar no início desta semana, envolveram a remoção de uma cauda de 15cm da região lumbosacral (região lombar).
“Caudas humanas são muito raras, com aproximadamente 40 casos relatados no mundo na literatura médica”, disse o Dr. Shasanka Shekhar Panda, chefe de cirurgia pediátrica no hospital, citado pelo The Hindu.
Visto que há um risco da cauda danificar a medula espinhal, afetando a mobilidade, assim como funções urinárias e intestinais, é recomendado que cirurgia seja realizada cedo.
“A recuperação pós-operativa foi tranquila. O paciente não está apresentando déficit neurológico, então a operação foi considerada um sucesso e os detalhes da operação rara foram anunciados”.
A maioria das pessoas não nasce com uma cauda porque a estrutura desaparece ou é absorvida pelo corpo durante o desenvolvimento fetal.
O Brasil reportou um caso similar em 2023 de médicos removendo cirurgicamente uma cauda de 6cm de um bebê.
O apêndice estava coberto em pele e projetava das costas da criança, de acordo com o Jornal de Relatos de Casos de Cirurgia Pediátrica.
Fonte: The Independent