Os Jogos Olímpicos de Paris começarão dentro de 1 semana e o Rio Sena (Seine) sediará a cerimônia de abertura, triatlo e maratona aquática.
Entretanto, devido as suas águas sujas, nadar no local foi proibido há um século. Agora, a prefeita entrou no rio para mostrar que está seguro para os atletas.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, deu um mergulho no rio na quarta-feira (17). Ela nadou cerca de 50m para mostrar a qualidade melhorada das águas.
“A água está muito agradável. Ela não tem gosto nenhum de lama. Está bem clara, apesar do mau tempo que tivemos aqui. Está fresca, mas não fria. Estava tão magnífica que eu não queria sair”, disse a prefeita.
Em abril, uma ONG (Organização Sem Fins Lucrativos) que vinha testando as águas disse que altos níveis da bactéria e-coli representariam um risco para a saúde de nadadores.
O esgoto foi o culpado pela qualidade piorada das águas. Sob a capital francesa fica um sistema de esgoto que se estende por mais de 2,5 mil quilômetros.
Assim como local de despejo de águas residuais de casas, ele também transporta água de chuva.
Quando a quantidade de água que flui no sistema excede um certo nível, ela é descarregada no Sena.
Para limpar o rio, uma instalação de armazenamento de água subterrânea foi concluída em maio. Ela manterá até 50 mil metros cúbicos de água que será bombada para uma planta de tratamento e impedir que detritos cheguem ao Sena.
Com a medida, os níveis de e-coli caíram no mês passado para atender ao padrão doméstico para banho.
“A qualidade da água está melhorando dia a dia, e o Sena está gradualmente se tornando propício a natação, e o sol pode enfraquecer, então há sempre riscos da qualidade da água piorar”, disse Lionel Cheylus da Surfrider Foundation.
O comitê organizador dos Jogos diz que se o mau tempo reduzir a qualidade da água, o componente de triatlo pode ser cancelado e a maratona aquática pode ser transferida para um outro local.
Fonte: NHK