Drones foram introduzidos na cidade de Nayoro (Hokkaido) para impedir que pessoas sejam atacadas por ursos.
O governo da cidade pede aos residentes que evacuem se drones localizarem ursos em áreas urbanas ou residenciais.
Com incidentes envolvendo ursos ocorrendo em vários locais, a pequena aeronave não tripulada deve ajudar a garantir a segurança de residentes e contribuir para eliminar o perigo representado pelo animal.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o número de pessoas a nível nacional que foram feridas por ursos no ano fiscal de 2023 chegou a uma alta recorde de 219.
Nos 3 primeiros meses do ano fiscal de 2024, 34 pessoas sofreram ferimentos em decorrência de ataques de ursos e 2 delas morreram.
Em janeiro a maio deste ano, a delegacia de Nayoro do departamento de polícia de Hokkaido, recebeu mais de 30 relatos de avistamentos de ursos na cidade, alta em cerca de 10 ante o ano anterior.
No início de junho, o governo da cidade fez um acordo com a delegacia e autoescola na cidade que também oferece um curso de treinamento de drone.
Sob o esquema, após conversas com a delegacia, o governo municipal pedirá à autoescola que envie um drone se um urso avistado na cidade tem muita probabilidade de ferir pessoas.
Uma câmera instalada no drone ajudará a identificar a localização do urso, e alto-falantes montados na aeronave serão usados para pedir aos residentes que evacuem.
Fonte: Nippon