Crianças mais seguras na piscina com colete salva-vidas (NHK)
O verão é convidativo para a piscina, rio, lago e praia. Mas, todos os anos acontecem muitos afogamentos, os quais tiram a vida das pessoas, de todas as faixas etárias.
Publicidade
Cada vez mais os governos locais e as instituições incentivam as pessoas a usarem o colete salva-vidas para que possam se divertir com segurança. Até os fabricantes se esforçam para oferecer modelos mais modernos, mais coloridos e, claro, mais eficientes.
O colete salva-vidas é eficiente?
A pergunta que fica no ar é “vale a pena usar colete salva-vidas”? Para responder a essa questão, a NHK conduziu um teste em uma piscina com 3,8 metros de profundidade, na presença de especialistas da Sociedade Japonesa de Segurança Hídrica.
Cair da beira de uma piscina sem estar vestido com um colete salva-vidas, a pessoa simplesmente afunda. E a profundidade varia com o tamanho dela e o impacto da queda, mas demoraria mais de 15 segundos para voltar à superfície, para poder voltar a respirar. Experimente fechar as narinas e contar 15 segundos para ver como se sente sem respirar. É difícil. É por isso que acabam ocorrendo os afogamentos.
Leva 15 segundos para voltar à superfície da piscina (NHK)
Além disso, quando volta à superfície e tenta gritar bem alto “me ajude!” ou “socorro”, enquanto acena, além do peso de levantar o braço, o som faz com que o ar escape dos pulmões e cai a flutuabilidade do corpo, fazendo com que afunde significativamente.
Por outro lado, se estiver usando o colete salva-vidas, na queda, o corpo ficará submerso na água por apenas um momento, e logo volta à superfície para flutuar.
Além disso, como se torna capaz de flutuar de forma estável na superfície da água, pode verificar os arredores com calma e pedir ajuda. Portanto, sim, o colete salva-vidas é eficiente.
Procure modelos bonitos e seguros
Resultado do teste usando colete-salvas vidas foi positivo (NHK)
Por isso, no lazer em locais com água, seja para nadar, brincar, navegar, desfrutar do stand-up paddle (SUP) ou para pesca, recomenda-se fortemente o uso do colete salva-vidas.
Nas lojas há uma variedade de modelos com cores diferentes. Procure ler o que cada produto oferece e se realmente é seguro. Há modelos que em uma situação de risco basta puxar uma cordinha para inflar (modelo de vestir na cintura) e outros bem seguros para as crianças pequenas.
Aumentou o número de praias e piscinas que estão emprestando o colete salva-vidas gratuitamente ou alugando a um custo baixo.
Fonte: NHK