Ruas com menos de 5,5m de largura, cerca de 70% da rede total de rotas locais, devem estar sujeitas à revisão da lei de tráfego que entrará em vigor em 2026.
Uma área residencial em Tóquio (ilustrativa/banco de imagens)
O governo japonês decidiu nesta terça-feira (23) reduzir o limite legal de velocidade em ruas estreitas de áreas residenciais dos atuais 60Km para 30Km a fim de diminuir acidentes de trânsito.
Publicidade
Ruas com menos de 5,5m de largura, cerca de 70% da rede total de rotas locais, devem estar sujeitas à revisão da lei de tráfego que entrará em vigor no mês de setembro de 2026.
Cerca de um quarto dos acidentes de trânsito ocorreram em ruas residenciais, as quais não têm uma linha central, nos 11 anos até 2023, com muitos envolvendo pedestres, embora o número de acidentes tenha estado em uma tendência de declínio como um todo.
Após consultas públicas, a nova regra pode não ser aplicada a ruas mais largas sem linhas centrais em áreas rurais e montanhosas, onde a Agência Nacional de Polícia vai considerar a instalação de novas placas com limites de velocidades maiores.
Ruas que já tem placas de velocidade ou marcações na superfície não serão afetadas, disse o governo.
Masahiro Tada, professor associado na Universidade Kindai, disse que a revisão legal seria eficaz em prevenir acidentes, especialmente em cruzamentos sem semáforos.
Fonte: Mainichi