A Toyota Motor anunciou na terça-feira (23) que realizará uma oferta pública para adquirir suas próprias ações (TOB) detidas por 7 grandes empresas como a Mitsubishi UFJ Financial Group, Tokio Marine & Nichido Fire Insurance, entre outras. A montadora fará uso do limite de recompra de ações da Toyota de até 1 trilhão de ienes.
De acordo com o anúncio da Toyota, planeja adquirir 290.122.345 ações por meio da TOB. O preço é de 2.781 ienes por ação, o que representa um desconto de aproximadamente 11% em relação ao preço de fechamento de terça-feira, e ocorrerá de 24 a 26 de agosto. Os acionistas que planejam se inscrever incluem Sumitomo Mitsui Financial Group e MS&AD Insurance Group Holdings.
A aquisição será equivalente a 2% do número de ações em circulação, num total de pouco mais de 800 bilhões de ienes.
A Toyota posicionou essa TOB como parte de seus esforços contínuos para reduzir participações cruzadas, a fim de construir um balanço patrimonial forte, para a sua revolução na “montadora da mobilidade”.
No Japão, o costume de as empresas deterem ações junto de parceiros comerciais e instituições financeiras continuou durante muitos anos, mas nos últimos anos os esforços têm progredido rapidamente para eliminar isto na perspectiva de melhorar a eficiência do capital.
Esta é a primeira vez que uma grande instituição financeira libera ações da Toyota, a maior empresa do Japão, e pode ser vista como um movimento que simboliza a tendência para a dissolução de participações acionárias cruzadas.
Em novembro do ano passado, a própria Toyota anunciou a sua intenção de rever as participações cruzadas do Grupo Toyota. Depois disso, vendeu suas ações das empresas afiliadas, fabricantes de peças, como Denso e Aisin.
Na indústria automobilística, a Honda também anunciou este mês que a Tokyo Marine, a Sompo Japan Insurance e outras venderão suas ações.
Fontes: Nikkei e Bloomberg