Tubarões na costa do Brasil testam positivo para cocaína

A exposição à cocaína pode impactar gravemente na saúde dos tubarões, danificando potencialmente seu DNA, e prejudicando sua habilidade de metabolizar gorduras.

Um tubarão-bico-fino-brasileiro (Wikimedia Commons/D Ross Robertson)

Pesquisadores no Brasil encontraram vestígios de cocaína em mais de uma dezena de tubarões perto do Rio de Janeiro, alarmando cientistas.

Publicidade

Vestígios de cocaína foram encontrados nos músculos e fígados de 13 tubarões-bico-fino-brasileiros capturados das águas costeiras perto do Rio, com concentrações até 100 vezes maiores do que aquelas reportadas em outras espécies aquáticas.

As descobertas na edição mais recente da revista científica Science of the Total Environment são “muito importantes e potencialmente preocupantes”, disse Sara Novais, ecotoxicologista marinha no Centro de Ciência Ambientais e Marinha do Politécnico de Leiria, em Portugal, à Science.

Há preocupações entre ativistas da vida selvagem de que drogas descartadas no oceano por contrabandistas podem afetar a vida marinha, especialmente dadas as grandes quantidades de cocaína encontradas em torno da Flórida e das Américas do Sul e Central.

Em torno do Rio de Janeiro, a cocaína provavelmente entra no mar através de drenagem de laboratórios ilegais onde a droga é processada, assim como de sistemas de esgoto não tratados de casas de usuários de drogas.

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz no Brasil compraram os tubarões de pequenas embarcações pesqueiras que visam a espécie e de outras e então conduziram os testes.

A exposição à cocaína pode impactar gravemente a saúde dos tubarões, danificando potencialmente seu DNA, prejudicando suas habilidades para metabolizar gorduras e causando mudanças comportamentais.

O tubarão-bico-fino-brasileiro é relativamente pequeno, crescendo até 90cm, e se alimenta primariamente de pequenos peixes e lulas.

“Essas descobertas são indicativos de potenciais riscos à saúde humana, visto que tubarões são altamente consumidos no estado do Rio de Janeiro, de fato, por todo o território brasileiro e certamente, no mundo”, citaram os pesquisadores.

Fonte: The Independent

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dia 21 de julho foi o mais quente já registrado no mundo

Publicado em 24 de julho de 2024, em Tempo

O C3S da UE descobriu que a temperatura média global da superfície subiu para 17.09ºC em 21 de julho – ligeiramente mais alta do que o recorde anterior de 17.08ºC em 6 de julho de 2023.

Em 21 de julho de 2024, o C3S registrou um novo recorde para temperatura média global (ilustrativa/banco de imagens)

A temperatura média do mundo subiu no domingo (21) para seu nível mais alto já registrado, de acordo com o serviço de monitoramento do clima da União Europeia (UE).

Publicidade

O Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas (C3S) da UE descobriu que a temperatura média global da superfície subiu para 17.09ºC em 21 de julho – ligeiramente mais alta do que o recorde anterior de 17.08ºC estabelecido em 6 de julho de 2023.

“Em 21 de julho, o C3S registrou um novo recorde para temperatura média global”, disse o diretor do serviço climático, Carlo Buontempo, na terça-feira (23).

O que é verdadeiramente espantoso é o quão grande a diferença está entre as temperaturas dos últimos 13 meses e os registros anteriores. Estamos agora em território verdadeiramente desconhecido e como o clima continua esquentando, estamos a caminho de ver novos recordes sendo quebrados nos meses e anos no futuro”, disse Buontempo em uma declaração.

O calor extremo é muito mais provável devido à crise climática, o condutor chefe do que é a queima de combustíveis fósseis.

Alguns pesquisadores do clima haviam alertado anteriormente que uma série de calor recorde provavelmente conduziria a um verão longo e escaldante – “e não de uma boa maneira”.

Repetidamente, cientistas pedem por reduções rápidas nas emissões de gases do efeito estufa para impedir que as temperaturas médias globais aumentem.

Fonte: CNBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão