A temperatura média do mundo subiu no domingo (21) para seu nível mais alto já registrado, de acordo com o serviço de monitoramento do clima da União Europeia (UE).
O Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas (C3S) da UE descobriu que a temperatura média global da superfície subiu para 17.09ºC em 21 de julho – ligeiramente mais alta do que o recorde anterior de 17.08ºC estabelecido em 6 de julho de 2023.
“Em 21 de julho, o C3S registrou um novo recorde para temperatura média global”, disse o diretor do serviço climático, Carlo Buontempo, na terça-feira (23).
“O que é verdadeiramente espantoso é o quão grande a diferença está entre as temperaturas dos últimos 13 meses e os registros anteriores. Estamos agora em território verdadeiramente desconhecido e como o clima continua esquentando, estamos a caminho de ver novos recordes sendo quebrados nos meses e anos no futuro”, disse Buontempo em uma declaração.
O calor extremo é muito mais provável devido à crise climática, o condutor chefe do que é a queima de combustíveis fósseis.
Alguns pesquisadores do clima haviam alertado anteriormente que uma série de calor recorde provavelmente conduziria a um verão longo e escaldante – “e não de uma boa maneira”.
Repetidamente, cientistas pedem por reduções rápidas nas emissões de gases do efeito estufa para impedir que as temperaturas médias globais aumentem.
Fonte: CNBC