Quando a temperatura máxima chega a um nível de perigo à saúde, o governo e a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitem alerta de vigilância à insolação.
Na quinta-feira (25), são 17 províncias sob esse alerta, no trecho entre as regiões Tokai e Kyushu, incluindo Shizuoka, Aichi e Mie, além de Fukui, Quioto, Hyogo, Hiroshima, Shimane e outras. O WBGT pode emitir alerta à insolação no meio do dia, por isso poderá aumentar o número de províncias.
Não se pode subestimar o alerta de insolação, achando que somente crianças e idosos são afetados.
No dia anterior, quarta-feira (24), um estudante do segundo ano do ginásio, de Okazaki (Aichi), estava agachado na calçada. Uma pessoa o viu e chamou a ambulância, tendo sido diagnosticado com insolação. Em Aichi foram socorridas 22 pessoas, 9 em Gifu e 7 em Mie.
Em Ibaraki, 18 pessoas foram socorridas de ambulância, na faixa dos 18 aos 80 anos, sendo que 2 estão em estado grave. Na província de Chiba e na cidade homônima, um idoso na faixa dos 70 anos foi encontrado morto por insolação no segundo piso de sua casa. Nesse dia foram transportadas de emergência 49 pessoas.
Fontes: WBGT, Tokai TV e NHK