O Japão parece estar passando pela sua 11ª onda de infecções por covid-19, com novos casos expandindo por 10 semanas consecutivas em meio ao aumento de uma nova variante altamente transmissível.
Como outras doenças infecciosas também estão se espalhando, como a mão-pé-boca, que está crescendo a um ritmo recorde, a maioria entre crianças, o Ministério da Saúde está pedindo que as pessoas tomem medidas básicas de controle de infecção, como lavar as mãos e usar máscara quando necessário.
Casos de covid-19 vêm aumentando desde o início de maio. O número total de novos casos em instituições médicas monitoradas regularmente em todo o país alcançou 55.702 na semana até 14 de julho, de acordo com o ministério.
O número de novos casos por instituição médica foi de 31.75 e 29.46 nas províncias de Kagoshima e Saga, respectivamente, ambas na região Kyushu, sudoeste do Japão.
Em relação a pacientes com covid-19 recém-hospitalizados em instituições monitoradas regularmente, o número excedeu 3 mil pela primeira vez em cerca de 5 meses.
Desde janeiro de 2020, quando o primeiro caso de covid-19 foi confirmado no Japão, infecções aumentaram não apenas no inverno, mas também no verão, quando as pessoas ficam em ambientes com ar-condicionado cuja ventilação é mais limitada.
Durante uma onda de infecções que começou em julho de 2021, muitas pessoas morreram porque não puderam ser hospitalizadas.
Fonte: Nippon