Humanidade sofre ‘epidemia de calor extremo’, alerta ONU

A mudança climática está tornando ondas de calor mais frequentes, intensas e longas em todo o mundo.

O ano de 2024 pode estabelecer um novo recorde de calor (ilustrativa/banco de imagens)

A humanidade está sofrendo uma “epidemia de calor extremo”, alertou na quinta-feira (25) o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pedindo por ação para limitar os impactos de ondas de calor intensificadas pela mudança climática.

Publicidade

“Bilhões de pessoas estão enfrentando uma epidemia de calor extremo – sofrendo com ondas de calor cada vez mais mortais, com temperaturas que passam dos 50ºC em todo o mundo”, disse ele.

De acordo com a rede europeia Copernicus, 21,22 e 23 de julho foram os 3 dias mais quentes já registrados no mundo, com o dia 22 detendo o recorde absoluto para temperatura média de ar da superfície de 17.16ºC.

Guterres repetiu seu pedido para que a humanidade lute contra seu “vício” por combustíveis fósseis.

“Hoje, nosso foco é sobre o impacto de calor extremo. Mas não vamos esquecer que há muitos outros sintomas devastadores da crise climática: furacões muito mais fortes. Inundações. Secas. Incêndios florestais. Elevação dos níveis do mar. E a lista continua”, disse ele.

“Para combater todos esses sintomas, precisamos lutar contra a doença. E a doença é a insensatez de incinerar nossa única casa. A doença é o vício em combustíveis fósseis. A doença é a passividade climática”, enfatizou ele, pedindo em particular aos países do G20 que tomem ações.

Enquanto 2023 tenha sido o ano mais quente em registro e 2024 podendo estabelecer um novo recorde, temperaturas acima de 40ºC estão cada vez mais comuns.

No espaço de 1 ano, o limite de 50ºC foi até ultrapassado em pelo menos 10 locais no mundo, do Vale da Morte nos EUA (53,9ºC em 7 de julho) a Agadir em Marrocos, e também na China e Índia.

O calor intenso, geralmente menos visível do que outros impactos devastadores de mudança climática como tempestades ou inundações, é mesmo assim mais mortal.

O “assassino silencioso” foi responsável por cerca de 489 mil mortes por ano entre 2000 e 2019, comparado a 16 mil óbitos anualmente em decorrência de ciclones, de acordo com o “Call for Action” (Pedido por Ação), um documento das Nações Unidas publicado em 25 de julho.

Fonte: Straits Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Takenohama: momento relaxante em um belo destino com águas cristalinas

Publicado em 26 de julho de 2024, em Artigos de Turismo, Turismo em Hyogo

As águas claras e rasas tornam a praia um local ideal para famílias com crianças. Que tal conhecer Takenohama?

Takenohama está entre as 100 melhores praias para banhistas no Japão (Wikimedia/Hashi Photo)

Takenohama, praia localizada na cidade de Toyooka (Hyogo) é um destino popular especialmente durante o verão no Japão, quando as águas estão a uma temperatura agradável para nadar, embora seja possível desfrutar do local do final de maio ao início de setembro, quando os fortes ventos começam a diminuir.

Publicidade

As águas cristalinas de Takenohama (Wikimedia/Hashi Photo)

As águas claras e rasas tornam a praia um local ideal para famílias com crianças. Há estruturas de concreto a vários metros da costa para ajudar a controlar as ondas e possíveis detritos.

Takenohama foi selecionada como uma das 100 melhores praias para banhistas no Japão pelo Ministério do Meio Ambiente.

As águas limpas da praia também são um de seus pontos de charme (Wikimedia/Hashi Photo)

Embora a praia esteja aberta o ano todo, não há procedimentos salva-vidas em curso fora da temporada e, por segurança, é aconselhável não entrar nas águas durante condições consideradas de risco.

As formações geológicas e paisagem que rodeiam a área costeira são tão belas quanto a praia. Takeno faz parte do Parque Geológico de San’in e tem vários monumentos naturais.

Faça um passeio ao longo da área costeira e desfrute das vistas panorâmicas do Mar do Japão de vários pontos.

Confira um vídeo da área de Takenohama:

  • Takeno Beach (竹野浜海水浴場)
  • Temporada: até 28 de agosto de 2024
  • Horário: das 8h às 17h
  • Não é permitido fazer churrasco ou acampar na área da praia
  • Há estacionamento no local e custa 2 mil ienes
  • Toque aqui para mais informações

Com base no site Takeno Kanko

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão