De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta das 16h14 de domingo (28), uma pessoa ligou informando sobre a queda de um helicóptero no campo de arroz, em Shonan-cho, na cidade de Yanagawa (Fukuoka).
Os bombeiros declararam a morte do piloto e do mecânico que estavam na aeronave quando chegaram ao local.
O helicóptero que caiu era um Robinson R442 operado pela SGC Saga Airlines, o qual partiu da cidade de Saga (província homônima), às 8h12, com destino ao Circuito de Hita (Oita), chegando às 8h35. Depois, fez um passeio panorâmico e partiu às 15h52 para voltar a Saga.
Problema com um dos 3 helicópteros
Por volta das 8h50 de domingo, o pessoal de emergência do Corpo de Bombeiros da cidade de Hashimoto (Wakayama) estava retornando à sede depois de atender uma emergência, quando viu um helicóptero fazendo pouso no leito do Rio Kino (Kinokawa).
Os bombeiros se aproximaram e ouviram do piloto, militar americano, que dentre os 3 helicópteros, sendo 2 grandes e um pequeno, um teve que fazer pouso forçado por problema mecânico. Logo depois de resolvido o problema, levantaram voo.
Mais um helicóptero faz pouso em parque
Um helicóptero com dois tripulantes em um voo de teste fez um pouso de emergência em um parque na cidade de Yachiyo (Ibaraki), por volta das 15h38 de domingo.
De acordo com a polícia, o helicóptero que fez o pouso forçado pertence a uma empresa de manutenção na cidade de Okayama e estava realizando um voo de teste em um heliporto na cidade de Yuki (Ibaraki).
Devido a um problema na hélice, a fuselagem caiu em um parque e algumas cercas e outras peças foram danificadas.
Como não havia ninguém no parque nesse momento e ninguém ficou ferido, incluindo os dois homens a bordo, o piloto na casa dos 50 anos e o mecânico.
Fontes: KBC, Yomiuri, NHK e ANN