Um telespectador enviou uma foto de uma espécie de água-viva para a BSS, tirada na praia de Yonago (Tottori). Na verdade, não foi só essa. Descobriu-se que recentemente um grande número de águas-vivas gigantes está aparecendo na costa da província de Tottori.
É da espécie água-viva de Nomura (エチゼンクラゲ), embora os japoneses a chamem de Echizen, porque costuma ser encontrada na costa do Mar do Japão, de Hokuriku a San’in.
Essa água-viva é gigante, podendo chegar a 2 metros de diâmetro e pesar até 150 a 200 quilos. A cor do corpo varia do cinza ao marrom ao rosa pálido e, embora tenha havido poucos relatos de picadas humanas, pesquisas recentes mostraram que são altamente tóxicas.
Depois de receber a foto, foi enviada uma equipe de reportagem para a praia de Kaike Onsen, na cidade de Yonago. Logo viu um menino que voltava do snorkeling com um exemplar dessa água-viva. Em seguida, apareceu um outro dizendo que levou picadas dessa medusa.
Até o repórter que foi vê-la tomou picada no tornozelo, de um tentáculo que estava solto.
“Este ano, as águas-vivas de Nomura, grandes, com um tamanho de 50 a 60 centímetros, entram frequentemente na baía. Normalmente são vistas pela manhã. Os tentáculos ficam espalhados por todo o lugar. É assustador”, disse Yutaro Nagao, do Clube de Salva-Vidas.
Masanori Oda , da Estação Experimental de Pesca da Província de Tottori, explicou que essas águas-vivas de Nomura estragam as redes dos pescadores, atrapalhando a pesca. Segundo ele, a correnteza do mar poderá levá-las para a costa de Quioto e Fukui.
“Em primeiro lugar, não chegue perto dessa água-viva. Caso a encontre, deve avisar o escritório da praia ou avisar o salva-vidas”, recomendou Nagao.
Fonte: BSS/JNN