Um polvo aparentemente bonito por causa dos desenhos parecendo a estampa de um leopardo, foi encontrado por um pescador na costa do Mar do Japão, na cidade de Nanao (Ishikawa), na terça-feira (30).
É muito raro encontrar essa espécie de polvo no Mar do Japão, pois costuma viver nos mares do sul do país, mas pode ser que tenha subido por causa do aumento da temperatura da água.
Outro fenômeno que vem acontecendo desde os anos anteriores é o grande número de águas-vivas, perturbando a atividade dos pescadores, também por causa do aumento da temperatura da água.
Esse polvo que caiu na rede do pescador é uma criatura perigosa, cuja mordida pode levar à morte.
Por não parecer familiar, a reportagem pediu a Shinichiro Ikeguchi, pesquisador da vida marinha, confirmou que se trata do polvo dos anéis azuis, chamado de hyomon-dako (ヒョウモンダコ), uma alusão ao leopardo.
Segundo ele, a saliva do polvo dos anéis azuis contém tetrodotoxina, a mesma substância encontrada no veneno do baiacu, que causa dormência e dificuldades respiratórias.
Jamais toque nesse polvo
Desde cerca de 2010, esse tipo de polvo foi encontrado na costa de Mikuni, em Fukui, e ao longo da costa de San’in, mas o Centro de Pesca da Província de Ishikawa afirma que não há registros de captura deles na província.
“O fato de ter sido encontrado na costa da cidade de Nanao significa que é possível que viva no mar da província”, apontou Ikegami. Segundo o Centro de Pesca, existe a possibilidade de aumento na captura desse tipo de polvo, por isso, alerta para tomar cuidado para não tocá-lo e o mesmo vale para os banhistas nas praias.
Fontes: Hokkoku Shimbun e Hokkoku-Toyama Shimbun