Um tribunal na Nova Zelândia condenou uma mulher a 2 meses de prisão por alimentar demais seu cão de estimação, causando a morte do animal.
O cão, chamado Nuggi, pesava 53.7Kg quando foi resgatado em outubro de 2021 – tendo sido alimentado pela sua ex-dona com 8 a 10 pedaços de frango por dia, além de biscoitos para cachorro.
Ele estava tão obeso que não era possível ouvir as batidas de seu coração com um estetoscópio devido à gordura.
O tribunal distrital de Manukau em South Auckland condenou a dona de Nuggi a 2 meses de prisão e a ordenou a pagar uma multa de 1.222 dólares neozelandeses, de acordo com uma declaração de 24 de julho da Sociedade Real da Nova Zelândia para Prevenção de Crueldade contra Animais (SPCA).
Ela também foi impedida de criar cães por 1 ano.
O nome da mulher e a idade do cachorro não foram mencionados na declaração.
“Nuggi estava sendo drasticamente superalimentado e, ao invés de procurar ajuda ou mudar o comportamento, sua dona continuava a dar muita comida até ele mal conseguir andar. Isso é inaceitável”, disse Todd Westwood, chefe executivo da SPCA.
O cão passou 2 meses em um abrigo de animais operado pela SPCA, onde ele perdeu 8.9Kg.
Entretanto, ele morreu repentinamente, apesar de perder peso, devido a uma hemorragia aguda originária de uma ruptura de massa em seu fígado.
“Nuggi foi facilmente um dos animais mais obesos que encontramos. Ele estava tão enorme que mal podia andar e ele estava claramente sofrendo como resultado da quantia significativa de peso que carregava”, disse Westwood.
Fonte: Straits Times