Rara doença neurotóxica em 4 pessoas da mesma família

Uma família foi diagnosticada com botulismo pela primeira vez nessa província, pois são raros os casos no Japão.

Foto ilustrativa de paciente em tratamento (PM)

A prefeitura da cidade de Toyama informou que uma família de 4 pessoas está com botulismo. Este é o primeiro caso dessa doença na província homônima.

Publicidade

Segundo a informação do Centro de Saúde, são 3 pessoas do sexo feminino, na faixa da adolescência, 50 e 70 anos. O outro é um homem na casa dos 80 anos.  

Inicialmente, as três mulheres procuraram uma instituição médica em 24 de julho com queixas de sintomas como visão dupla e náuseas. Foram hospitalizadas no dia seguinte. 

O homem também acabou sendo internado e teve alta no domingo (4).    

A toxina botulínica foi detectada nas fezes das quatro pessoas. O Centro de Saúde está investigando os alimentos que causaram o problema.

Desde 2014, foram confirmados 3 casos de intoxicação alimentar causada por Clostridium botulinum, resultando em 6 pacientes com botulismo, dentre eles uma morte

O que é botulismo e seus sintomas

Bacilo que causa botulismo (NIID)

O botulismo é uma doença neurotóxica, rara, que avança para paralisia nervosa sistêmica, causada pela neurotoxina botulínica produzida pelo Clostridium botulinum. Clostridium botulinum é um bacilo Gram-positivo anaeróbio. Pode levar à morte do paciente.

Além do Clostridium botulinum, existem outras cepas de Clostridium butyricum e Clostridium baratii que produzem toxinas semelhantes e podem causar botulismo.

Os sintomas variam de acordo com o tipo de infecção, que incluem dores de cabeça, vertigem, tontura, sonolência, visão turva, diarreia, náuseas, vômitos, dificuldade para respirar, paralisia da musculatura respiratória, dos braços e das pernas, entre outros. 

Botulismo por alimentos contaminados

O botulismo apresenta três formas: alimentar, por ferimentos ou intestinal.

No caso dos alimentos, ocorre por ingesta de toxinas em alimentos contaminados e que foram produzidos ou conservados de maneira inadequada. Os alimentos mais comumente envolvidos são: conservas vegetais, produtos cárneos cozidos, curados e defumados de forma artesanal, pescados defumados, salgados e fermentados, queijos e pasta de queijos e, raramente, em alimentos enlatados industrializados.

O período entre a contaminação e o início dos sintomas pode variar de 2 horas a 10 dias, com média de 12 a 36 horas. Quanto maior a concentração de toxina no alimento ingerido, menor o período de incubação.

Fontes: ANN, Yomiuri, NIID e Gov. BR

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Praia fechada por causa das pegadas de urso na areia

Publicado em 6 de agosto de 2024, em Sociedade

Uma praia ficou fechada temporariamente por causa das pegadas deixadas por um urso.

Placa informativa do fechamento da praia em plena temporada (ANN)

Uma residente local saiu de manhã, bem cedo, para dar uma volta com seu cachorro quando avistou um animal parecido com um urso na praia. Ela relatou o caso para o salva-vidas.

Publicidade

A ocorrência foi na quinta-feira (1.º) e o salva-vidas conferiu as pegadas deixadas pelo urso na areia, e comunicou a prefeitura. 

Segundo a prefeitura da cidade de Kitami (Hokkaido), as pegadas deixadas pelo urso indicam que ele deve ser adulto, entre 2 a 3 anos de idade. Por conta do risco, a praia de Tokorojonan foi fechada temporariamente.

As pegadas do animal silvestre ficaram marcadas ao longo da praia, até um rio próximo, supondo que tenha entrado lá, onde tem um parque

“A praia fica perto da cidade, e é a primeira vez que ouço falar de um urso aqui”, disse o salva-vidas

A praia foi reaberta no sábado (3) porque não foram encontradas pegadas de volta, mas o parque na direção em que o urso se dirigiu permanece fechado.

Pegadas deixadas pelo urso na areia da praia (Pref. via ANN)

Fonte: ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão