Índice Nikkei despenca, a pior queda desde Black Monday

O Índice Nikkei despencou, em um nível pior do que a Black Monday, e nos mercados do mundo também houve queda. Na terça-feira, houve reação incrível.

A seta vermelha indica a queda violenta no mercado de Tóquio (NTV)

Na segunda-feira (5), os investidores na bolsa tomaram um susto, traduzido em fortes perdas, com a maior queda em um único dia do Índice Nikkei, ultrapassando a da Black Monday, em 1987, nos Estados Unidos.

Publicidade

A queda da média Nikkei foi de 12,4%, ou 4.451, fechando com 31.458,42 pontos. Na Black Monday a queda foi de 3.836 pontos.

O clima foi de pânico e extrema tensão no mercado e nas agências de valores mobiliários. Um entrevistado da JNN, investidor há 20 anos, disse que sua perda foi de 10 milhões de ienes. Um outro day trader relatou que ficou assustado ao ver os valores despencando e que sua perda foi em torno de 2 milhões de ienes. 

Os mercados da Ásia, como da Coreia do Sul e de Taiwan, e do mundo, também fecharam em queda. Os dados fracos sobre o emprego nos Estados Unidos causam temores de recessão no mundo.

Por outro lado, a moeda japonesa está mais valorizada por causa da decisão do Banco do Japão (BOJ) em comprar ienes e pela elevação da taxa de juros de curto prazo para 0,25%, pela primeira vez em 8 anos. Mas, isso pesou nas ações japonesas.

“Não vemos o excesso de investimento visto em recessões passadas. A probabilidade de a economia entrar em recessão é baixa nesta fase”, avaliou Junichi Makino, economista-chefe da SMBC Nikko Securities. 

Reação positiva na terça-feira

Reprodução do painel no mercado de Tóquio (NHK)

Na terça-feira (6), houve um movimento de recompra de ações cujos preços haviam caído significativamente desde o início das negociações, e a média do Índice Nikkei subiu mais de 3,4 mil em determinado momento, superando o nível de 2.677,54 alcançado em outubro de 1990 durante as negociações. Foi o maior aumento de todos os tempos.

Fontes: NHK, Sankei, NTV, Asahi e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Calor extremo continua até depois do feriadão, de Tokai a Kyushu

Publicado em 6 de agosto de 2024, em Tempo

Veja a previsão do tempo para as próximas duas semanas. O feriadão promete ser de calor excessivo, perigoso à saúde, de Tokai a Kyushu.

Foto ilustrada de mãe e filhos na piscina (PM)

Os dias de calor considerado perigoso para a saúde deverão continuar durante o feriado de Obon, principalmente da região Tokai até Kyushu.

Publicidade

Mas também poderão ocorrer pancadas de chuva repentinamente, com trovoadas, em alguns locais. 

No período de terça-feira (6) à próxima segunda-feira (12), a tendência de altas temperaturas continua, com possíveis formações de nuvens de chuva e raios. Em Nagoia a previsão indica que a temperatura máxima poderá chegar a 37 graus Celsius.

Reprodução: Tenki

Nas regiões Tohoku, Hokuriku e Kanto, e na província de Okinawa, a previsão entre 13 a 18 de agosto é de calor mais ameno, mas a máxima poderá passar dos 30ºC.

Bem diferente de Tokai a Kyushu, com calor excessivo, de máximas de 35 a 37 graus Celsius.   

Reprodução: Tenki

Em Okinawa o clima poderá ficar instável, alternando entre sol e chuva, com trovoadas e ventos frescos. Mesmo à noite e de madrugada a temperatura pode não baixar muito, por isso, o cuidado com a insolação deve ser durante as 24 horas. 

Como se preparar para o apagão no verão

Ventiladores recarregáveis (reprodução Amazon)

Há previsão de pancadas de chuva e pode acontecer queda de energia elétrica, o que é extremamente perigoso com esse calor excessivo. 

A recomendação é estar preparado para o apagão com água engarrafada, chá de cevada (mugi cha), bebidas isotônicas e produtos refrescantes como ventilador de pescoço, bolsas de gelo e outros.

Também é útil ter uma caixa térmica e um ventiladores portáteis e os recarregáveis com USB. Escolha roupas feitas de materiais respiráveis ​​e de secagem rápida.

Em caso de queda de energia, use roupas leves, beba bastante água e use bolsas de gelo, gelo ou toalhas úmidas para resfriar o corpo, para evitar que a temperatura corporal suba e evitar insolação

Fonte: Tenki

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão