Terça-feira (6) deste ano, é a data que marca os 79 anos do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima. E em 9 foi a data em que Nagasaki foi bombardeada.
Desde antes do amanhecer de 6 de agosto os sobreviventes da bomba atômica e as famílias enlutadas visitaram o Parque Memorial da Paz da cidade de Hiroshima desde o início da manhã para oferecer suas orações.
De manhã foi realizada uma cerimônia de oração pelas vítimas e para a abolição das armas nucleares, na presença dos convidados japoneses e do exterior, com representantes de 179 países.
Na cerimônia, uma lista de 344.306 vítimas da bomba atômica, incluindo 5.079 nomes daqueles que morreram ou foram confirmados como mortos no ano passado, foi colocada no Cenotáfio da Bomba Atômica, para relembrar o momento em que a bomba atômica foi lançada às 8h15 de 6 de agosto de 1945. Todos os presentes fizeram um minuto de silêncio em memória das vítimas.
O prefeito Koji Matsui, da cidade de Hiroshima, citou as palavras do ex-presidente da União Soviética, Gorbachev, que pôs fim à Guerra Fria, e apela ao mundo para uma mudança na política, deixando de depender da dissuasão nuclear.
Foram feitos pedidos e orações pelo fim da guerra iniciada pela Rússia contra a Ucrânia e também pela paz no conflito entre Israel e Hamas.
Fontes: ANN, Hiroshima TV/NTV e NHK