A Austrália se tornou o primeiro país no mundo a oferecer imunoterapia para bebês com alergia a amendoim em um esforço para criar imunidade.
Dez hospitais pediátricos em 5 estados se juntaram ao Centro Nacional de Alergia de Excelência (NACE) para operar um programa de imunoterapia oral com amendoim no país.
Bebês alérgicos receberão pequenas doses diárias de pó de amendoim por 2 anos sob supervisão e doses serão aumentadas ao longo do tempo para reduzir a sensibilidade ao alimento, disseram autoridades em 31 de julho.
Esse é o primeiro programa nacional de tratamento de alergia a amendoim fora de um ensaio clínico, disse Kristen Perret, chefe de imunoterapia oral na NACE.
O programa gratuito está disponível apenas para crianças com menos de 12 meses diagnosticadas com alergia a amendoim e que recebem tratamento de um alergista em um dos hospitais participantes.
Três em cada 100 crianças australianas desenvolvem alergia a amendoim antes de completar 1 ano e apenas 20% a vencem até a adolescência, de acordo com dados do governo.
Fonte: The Independent