Chuva de meteoros Perseidas (Wikimedia)
Perseidas é uma das 3 principais chuvas de meteoros, visível durante 3 noites no Japão. A atividade das chuvas de meteoros deverá atingir o seu máximo por volta das 23h do feriado de segunda-feira (12), Dia da Montanha.
Publicidade
As Perseidas poderão ser vistas desde a noite de domingo (11), por volta das 21h. Mas nessa noite a quantidade é pouca, se for em um local bem escuro, poderá ver até cerca de 5 meteoros. Já no dia seguinte, se for em um local sem luz elétrica, poderá ver cerca de 12 às 21h, 13 à meia-noite e 21 às 3h.
Já na noite seguinte, terça-feira (13), às 3h deverá acontecer o pico, com até 42 meteoros. Mas, se preferir mais cedo, são estimados 12 meteoros às 21h e 31 à meia-noite.
Para poder ver os meteoros, gravar ou fotografar, escolha um local sem interferência da luz elétrica, no campo ou na praia. Procure o radiante (o ponto no céu onde os meteoros originam), conforme está na ilustração abaixo.
Infográfico do NAOJ
Como é verão no Japão, não passará frio, mas convém passar repelente a insetos caso seja alérgico.
Também é uma boa ideia continuar observando o céu por pelo menos 15 minutos até que seus olhos se ajustem à escuridão. Pode observar de uma posição confortável, deitando-se no chão sobre um lençol ou sentado em uma cadeira com encosto reclinável.
Além de preparar o tripé para a câmera ou smartphone, leve água, chá e um lanche e boa sorte! Além disso, que tal fazer uma figa para que o céu esteja limpo, sem nuvens?!
Fontes: Yahoo! e NAOJ